4 Pilares



Linguagem Visual

Entende-se a imagem visual, por Domingos, como um discurso. Trata-se da construção de um discurso tendo à sua disponibilidade uma série de possibilidades para construir a ideia, todo produto discursivo é feito de uma selecção de elementos escolhidos para transmitir uma ideia dentro de uma série de possibilidades existentes dentro de um paradigma qualquer. Quando combinados dentro de um espaço textual, esses elementos começam a agir entre si produzindo a significação do texto.

 

A linguagem visual é um meio perfeito de comunicação capaz de criar efeitos. Ela é constituída por diversas imagens, de diversos motivos. Conforme Platão, “Chamo de imagens em primeiro lugar as sombras, depois os reflexos que vemos nas águas ou na superfície de corpos opacos, polidos e brilhantes e todas as representações do género.”

 

No campo da arte, a noção de imagem vincula-se essencialmente à representação visual: pinturas, ilustrações decorativas, desenho, filmes, vídeo e fotografia. Compreende também, várias categorias de expressão, onde a construção de qualquer uma delas implica um conhecimento e a leitura de elementos visuais como a forma, a cor, o espaço (bidimensional e tridimensional), o equilíbrio, a relação entre luz e sombra, plano e superfície, além de outros. O conhecimento da linguagem visual assume fundamental importância quando se reconhece que vivemos na “civilização da imagem”, conforme assinala Durand.

 

Tomando cada sujeito em sua unicidade, inserido num pluralismo cultural, temos que as histórias de vida são únicas e, portanto, são diversas as possibilidades de construção das expressões visuais

Random Posts



Uma Resposta a “Linguagem Visual”

  1. Rosana |

    bom dia estou precisando de ajuda em um trabalho escolar de meu filho (sobre artes)e preciso dos conceitos das seguintes palavras : virtualidade , transparencia , narrativa visual ,unidadee como gostei muito do texto acima espero que possa me ajudar
    obrigada
    Rosana

Deixar Comentário