4 Pilares



O que é o Geoplano?

O geoplano é um recurso utilizado para auxiliar os professores no trabalho e ensino das figuras e formas geométricas planas, e tudo o que lhes relaciona.


No Geoplano podem ser abordados vários conceitos de medida, de vértice, de aresta, de lado, de simetria, área, perímetro,
ampliação e redução de figuras.

É composto por um tabuleiro quadrado, rectangular ou mesmo circular que em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego numa determinada distribuição, onde se prenderão os elásticos, usados para “desenhar” sobre o geoplano.

Podem ser confeccionados em madeira natural ou pintados. Pode ser construido em casa. É necessário ter cuidado com as marcações dos quadrados para que fiquem com as mesmas medidas. Podem-se criar geoplanos de vários tamanhos, de acordo com o nº de pinos em cada lado, por exemplo, 5×5, ou seja, cada lado do geoplano tem 5 pinos (pregos).

Nos tempos de hoje, com o auxílio da informática, foi criado um software do Geoplano. É mais uma forma de interacção da máquina com o homem em benefício da construção de conceitos matemáticos.

O geoplano:

Random Posts



Uma Resposta a “O que é o Geoplano?”

  1. dulce |

    adorei estas informações e e me ajudou muito a mim e aos meus colegas do curso do EBI NO TRABALHO EM QUE ESTAMOS A REALIZAR PARA O FIM DO CURSO.
    OBRIGADA

Deixar Comentário